sábado, 5 de junho de 2010

Energia Nuclear

O QUE É A ENERGIA NUCLEAR?

A produção de energia nuclear consiste na divisão de um átomo, usando materiais altamente radioactivos, como o urânio. A energia nuclear provém da fissão nuclear do urânio, do plutónio ou do tório. Esta energia pode, ainda, ser gerada através da fusão nuclear do hidrogénio.A energia é libertada do núcleo dos átomos quando estes, através de processos artificiais, são levados para condições instáveis. Estes processos podem conduzir à criação de energia térmica, mecânica, de radiação, constituindo-se uma única energia primária que tem essa diversidade na Terra.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA ENERGIA NUCLEAR?

A energia nuclear tem, fundamentalmente, três vantagens principais:

· A operação normal de um reactor nuclear não conduz à libertação de gases poluentes para a atmosfera;

· Existem jazidas de combustíveis que permitem a operação das centrais nucleares durante muitos anos;

· É uma energia de baixo custo.

Função da Energia Nuclear

Um átomo é formado por um núcleo e por uma nuvem electrónica ocupada por minúsculos electrões, que permanecem em prováveis regiões nas proximidades do núcleo – um pequeno e massivo conjunto de protões e neutrões, mais de 100.000 vezes menor do que o átomo ao qual pertence. Tanto os protões como os neutrões, por sua vez, são formados por outras sub - partículas: os quarks – cada protão ou neutrão é formado por 3 quarks. A energia que mantém todas estas partículas e subpartículas unidas é a energia nuclear, e pode ser aproveitada, em centrai nucleares para outros fins.

Central Nuclear

Uma Central Nuclear ou Usina Nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir electricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioactivos que através de uma reacção nuclear produzem calor. Este calor é empregado por um ciclo termodinâmico convencional para mover um alternador e produzir energia eléctrica.

Bomba Atómica

A nuvem em forma de cogumelo deixada pela bomba atómica que explodiu em Hiroshima, Japão, a 6 de Agosto de 1945, atingiu 18 km de altura. Uma bomba atómica (bomba nuclear) é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reacção nuclear e tem um poder destrutivo imenso – uma única bomba é capaz de destruir uma cidade inteira.

Características da energia nuclear

Intensidade

Todos os núcleos, excepto aqueles dos isótopos do hidrogénio, têm mais de um protão. Então, deve existir, entre os nucleões, uma interacção atractiva mais intensa do que a interacção coulombiana repulsiva entre os protões, para a mesma separação. Na verdade, as forças nucleares são cerca de 100 vezes mais intensas do que as forças eléctricas.

Urânio

O urânio é um elemento químico de símbolo U e de massa atómica igual a 238 (92 protões e 146 neutrões). À temperatura ambiente, o urânio encontra-se no estado sólido. Foi o primeiro elemento onde se descobriu a propriedade de radioactividade. Foi descoberto em 1789. O Urânio é utilizado em indústria bélica (para bombas atómicas e para bombas de hidrogénio) e na construção de usinas nucleares com o objectivo de geração de energia eléctrica.

Reflexão:

A energia nuclear é libertada sob a forma de calor e energia electromagnética pelas reacções nucleares, como as que ocorrem no sol, e nas reacções e explosões nucleares. Uma vez que não gera gases do efeito de estufa, é uma boa opção para combater o aquecimento global, no que diz respeito à produção de energia eléctrica.

Fonte: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/fisico_quimica_trabalhos/energianuclear.htm

http://www.alentejolitoral.pt/PortalIndustria/Energia/Energiastradicionais/Energianuclear/Paginas/Energianuclear.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário