As Rochas Sedimentares formam-se por deposição de materiais em ambientes continentais ou marinhos.
Os sedimentos, precursores das rochas sedimentares, encontram-se na superfície terrestre resultantes de fenómenos de meteorização e erosão de rochas pré-existentes assim como de restos orgânicos, sendo constituídos maioritariamente por areias, siltes e conchas de organismos. Estes primeiros, formam-se à medida que a meteorização vai fragmentando as rochas da crosta, sendo posteriormente transportados pela erosão. A água e o vento são os principais agentes de transporte de sedimentos. Quando estes agentes perdem a capacidade de transportar, devido a uma diminuição da velocidade, ocorre a sedimentação.Com o continuar da sedimentação, os sedimentos dispostos nos estratos inferiores são compactados (diminuição de volume) e cimentados (precipitação de minerais novos em torno das partículas depositadas, colando-as). Ao conjunto de processos que transformam os sedimentos em rochas sedimentares consolidadas dá-se o nome de diagénese.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7VbYcocjA8vP4zbJBHwxdapjw4euKrkkFI49URmLPCh4K84aL2JQbnmVAGFqeod16URq3FzRfSb3QYbQ2jxBBqDlDRBQc03APtXGh_FzUAEmOlNO0JDMKiqYiGXZ3T0SlA9uqxqJtm-cp/s200/gesso+-+h.jpg)
https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=3994e9d7e0&view=att&th=1290446405a09467&attid=0.1&disp=attd&realattid=f_ga1d1ux60&zw
Sem comentários:
Enviar um comentário